Ancoragem Predial

ancoragem.PNG

Você sabia que o sistema de ancoragens instalados no seu condomínio pode reduzir os custos de manutenção de suas fachadas, empenas e prismas ?

Limpeza de pele de vidros, Recuperação de fachadas, Hidrojateamento de fachadas, Pintura de fachadas, Dreno de Ar Condicionado, Retrofit, Reparos e outros serviços podem ter uma redução de até 20% em virtude da facilidade de acesso ?

Em modo geral, a ancoragem consiste em manter de maneira segura e estável um equipamento ou operário evitando assim o risco de uma possível queda.

 

A ancoragem predial consiste na fixação de uma barra de aço inox que resista aos esforços de solicitações de trabalho, sendo fixados em elementos estruturais, estes podem ser de aço ou  estruturas de concreto armado, a fixação de equipamentos para retenção de quedas e trabalho em altura é realizada por um sistema onde cordas e cabos de aço são sustentadas nestes pontos, denominados olhais ou esperas de ancoragem.

 

A ancoragem consiste em um dispositivo para proteção para possibilitar o acesso seguro em manutenções e limpezas de fachadas, devidamente dimensionados e testados conforme instruções normativas, atualmente a carga de solicitação de carga de acordo com a Normas Regulamentadoras e Normas Técnicas vigentes é de 1500 kgf para arrancamento estático.

"18.15.56.1 Nas edificações com, no mínimo, quatro pavimentos ou altura de 12m a partir do nível do térreo devem ser instalados dispositivos destinados à ancoragem de equipamentos de sustentação de andaimes e de cabos de segurança para o uso de proteção individual a serem utilizados nos serviços de limpeza, manutenção e restauração de fachadas.

18.15.56.2 Os pontos de ancoragem devem:
a) estar dispostos de modo a atender todo o perímetro da edificação;
b) suportar uma carga pontual de 1500 Kgf;
c) constar no projeto estrutural da edificação;
d) ser constituídos de material resistente às intempéries, como aço inoxidável ou material de características equivalentes."

A Matarangas Engenharia traz ao seu condomínio os serviços de ancoragem predial e instalação de ponto de ancoragem predial para serviços de alpinismo industrial em qualquer empreendimento no Brasil. Nossa equipe é altamente qualificada e supervisionada por Engenheiros Civis elaborando sistemas otimizados para atender às necessidades de cada cliente e oferecer o melhor custo-benefício do mercado e foco total no prazo final de execução do serviço.

 

Nossos serviços de sistema de ancoragem (ou espera de ancoragem) seguem as normas regulamentadoras

 

  • NR 18;

 

  • NR 35;

 

  • NBR 16325-1 e

 

  • NBR 16325-2.

 

De acordo com a Segurança e Medicina do Trabalho, sabemos que a NR 18 estabelece como objetivo principal a segurança para os trabalhadores da construção, que atuam nos serviços de limpeza, manutenção e restauração de fachadas. Ou seja, todas as edificações, sendo elas, novas ou antigas, deverão possuir o Sistema de Ancoragem predial instalado.

As Ancoragem (que também podem ser chamados de espera de ancoragem) são instalados no perímetro das fachadas dos edifícios, de acordo com o sistema projetado, visando a ancoragem, totalmente segura, dos profissionais de trabalho em altura, manutenção de fachadas e alpinismo industrial, dos que se utilizarão de andaimes e/ou dos que se utilizarão de cadeiras suspensas. Todo nosso trabalho visa os requisitos mínimos e as medidas de proteção para os trabalhadores que interagem direta ou indiretamente com essas atividades estabelecidas pelo Ministério do Trabalho na Norma Regulamentadora 18.